- 30 / Ago / 2022
Aprenda calcular a quantidade de tijolos
Saber calcular a quantidade de tijolos em uma obra é essencial para economizar e evitar os desperdícios que acontecem em diversas obras. Para você aprender um pouco de como se deve calcular a quantidade de tijolos a equipe SuaObra, preparou essa dica de como é feito esse cálculo. Assim você terá o conhecimento de quanto irá gastar em material e financeiro em cada ambiente do seu imóvel. E para garantir o melhor preço com melhor qualidade, solicite aqui um orçamento grátis em tijolos.
Tijolos por metro
Para calcular a quantidade de tijolos, é necessário saber a dimensão do espaço e a dimensão do tijolo escolhido. Nesse caso, a regra é simples, quanto menor o tijolo escolhido, maior será sua quantidade. A quantidade de tijolos por metro é diretamente proporcional ao tijolo escolhido, e você deve ficar atento as características dos tijolos descritas a seguir, que interferem na quantidade de tijolos por metro:
- Tipo e tamanho do tijolo escolhido
- Número de furos
- Tamanho da área utilizada
- Dimensões dos tijolos
Para iniciar a equação e começar a calcular a quantidade de tijolos é essencial que conheça as dimensões dos principais tijolos existentes no Brasil, sendo eles de 6, 8 e 9 furos, com as seguintes dimensões e áreas da face:
- 6 furos – 9 x 14 x 19 – 0,0252 m²
- 8 furos – 9 x 19 x 19 – 0,0361 m²
- 9 furos – 11,5 x 14 x 24 – 0,0336 m²
6 furos
O primeiro tijolo que apresentaremos para você calcular a quantidade de tijolos é o de 6 furos, esse tipo é usado com frequência em residências. Para entender melhor o cálculo é essencial saber que ele é utilizado em pé na obra, sendo as dimensões da face que nos interessa de 14 x 19, chegando na área de 0,0252 m². Com isso, você deve calcular o número de tijolos a cada m².
- 1m² / 0,0252m² = 39,68 tijolos.
Nesse caso deve ser arredondado para cima o valor de tijolos, logo nos tijolos de 6 furos você deve usar em média 40 tijolos por metro quadrado.
8 furos
O tijolo de 8 furos tem seu uso mais predial, e possui uma grande quantidade de quebras durante o transporte e obra, devido sua maior fragilidade. O cálculo dele é bastante simples também, sendo sua face com 0,0361 m², em 1 m² deve ser utilizado 28 tijolos.